Dub Reality
Indigenous Resistance

Memória do pataxó Galdino chega à África

Deeder Zaman, IR e Dubdem Soundsystem lançam novo vídeo “Remembering Galdino”, gravado na Etiópia

Agosto, 2011 – Deeder Zaman, ex-vocalista do Asian Dub Foundation, responsável por hits como “Free Saptal Ram”, uniu-se novamente ao movimento ativista multicultural Indigenous Resistance (IR), que aborda temas da resistência e da realidade indígenas pelo mundo, e ao Dubdem Sound System, de São Paulo, e juntos lançaram o vídeo “Remembering Galdino”, que traz a faixa de reggae roots “Brothers and Sisters”. Gravado na Etiópia, o vídeo mostra uma garota etíope que toma conhecimento pela internet da história do índio Pataxó Galdino Jesus dos Santos, assassinado em Brasília, em 21 de abril de 1997.

Deeder Zaman performing live with Dub.dem Soundsystem ;a banner with image of Galdino is on the far left hand side

Líder do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, Galdino, que participaria de manifestações no Planalto pela recuperação da terra indígena Caramuru-Paraguaçu, dormia em um ponto de ônibus da cidade quando foi queimado vivo por cinco adolescentes, filhos de pessoas influentes em Brasília. Teve 90% de seu corpo queimado. Um dos episódios mais cruéis da história dos povos indígenas brasileiros, a morte de Galdino tornou-se um símbolo da luta do Indigenous Resistance pelas causas indígenas e pela justiça no Brasil e em outros países.

Fazer a memória de Galdino chegar à Etiópia é extremamente significante para o movimento, já que o país sedia as mais importantes organizações políticas africanas, como o AU (African Union), antigo OAU (Organization of African Unity), com sede em Adis Abeba, que luta pela promoção da democracia e dos direitos humanos, além de realizar esforços para o desenvolvimento econômico do continente africano, principalmente incentivando investimentos estrangeiros.

No vídeo, a garota etíope, chocada com a história do assassinato do líder pataxó, decide tomar parte do movimento para tornar viva a memória de Galdino em seu país e na África, seguindo o que já acontece em outros países como Brasil, Jamaica, Colômbia, Inglaterra, Uruguai, e vai distribuindo pôsteres, camisetas e cartazes, ganhando novos adeptos.

“Remembering Galdino” traz ainda imagens de diversos shows que aconteceram em memória do líder pataxó, como o da Cohab 5 Malvina, em Carapicuíba, São Paulo, no ano passado, que contou com performances ao vivo de Deeder Zaman e Dubdem Soundsystem, além de workshops de grafite e impressão de camisetas em silk screen com o artistas Labomb.

Brothers and Sisters é uma faixa do novo álbum do Indigenous Resistance “IR25 Dubversive”, que também traz “Remembering Galdino”, de Deeder Zaman, Dr. Das – um dos fundadores do Asian Dub Foundation –, D. Wattsriot e Adrian Sherwood.
Para assistir ao vídeo, acesse:

Remembering Galdino In Ethiopia=Deeder Zaman’s Brothers&Sisters IR25 Dubversive mix

Sobre
Dubdem Sound System
O sound system é um fenômeno cultural que começou na Jamaica nos anos 50 e chegou ao auge na década de 80, perpetuando-se até hoje por todos os cantos da ilha. Fazendo uma referência direta ao estilo do sound system jamaicano dos anos 80, as seleções musicais do Dubdem Sound System incorporam as novidades do reggae e dancehall gravados atualmente, além do tradicional toaster e reggae roots. A essência, no entanto, é a mesma do sound system jamaicano daquela década, como King Tubby’s Hi-Fi, Jack Ruby’s Hi-Fi, Jammy’s e Volcano’s. Mais que um sound system, Dubdem é um grupo de pessoas unidas com o objetivo de valorizar a cultura jamaicana e promover sua integração com a cultura brasileira por meio de diversas expressões artísticas como a música e o design. O conceito nasceu há mais de 18 anos, com o início de uma coleção particular de discos de reggae e com a pesquisa frequente sobre a música e a cultura jamaicana.

Contatos:
http://www.dubdem.com.br
http://www.flickr.com/dubdem
http://www.myspace.com/dubdem
http://www.youtube.com/dubdemsoundsystem

Facebook: Dubdem Rub A Dub
Orkut: Dubdem Sound System
twitter: @dubdem

________________________________

Indigenous Resistance
Em 2003, foi lançado o selo I.R. pelo The Fire This Time, que aborda os temas da resistência e da realidade indígenas. Questões e exemplos relacionados com estes temas, que normalmente não recebem a devida atenção pela grande mídia, são destacados nos projetos. O selo I.R. é parte integrante do Projeto The Fire This Time Freedub e muitas produções têm distribuição livre, com vinis, livros e pôsteres grátis. Indigenous Resistance é uma iniciativa independente e os lançamentos são produzidos com o mínimo de recursos, o máximo de colaboração e empenho de todos os envolvidos. Uma família de companheiros voluntários que acredita no espírito e na efetividade da resistência. Todos temos capacidade de contribuir para um mundo melhor. Todos temos um a papel a desempenhar.

Projeto IR:
http://www.dubreality.com

_________________________________
Deeder Zaman
Deeder é mais conhecido como vocalista e membro fundador do Asian Dub Foundation, considerada uma das melhoras bandas inglesas na última década. Começou a carreira em Londres, com apenas 11 anos, quando fez sua primeira gravação. Mas foi com 13 anos, em 1993, que Deeder fundou o ADF, junto com o DJ Pandit G, o aclamado baixista Dr. Das, o guitarrista Chandrasonic e Sun-J.

O primeiro disco, “Facts And Fictions” (Nation Records) foi lançado em 1995, com uma mistura dos ritmos ragga, jungle, baixo tradicional bengali, cítara no lugar da guitarra e uma inspiração no trabalho de artistas como Chuck D (Public Enemy) e KRS1.

Em 1998, foi lançado o álbum “Rafi´s Revenge” (London Records) muito elogiado pela crítica. Este álbum também foi indicado para o Mercury Prize e o BBC Asian Award for Music. Neste ano, o ADF foi considerado um dos grupos mais promissores da cena britânica, além de conquistar um público cada vez maior. Em sete anos envolvido com o Asian Dub Foundation, Deeder gravou cinco discos, muitos deles com hits nas paradas inglesas e americanas. Também viajou por todo o mundo, participando de festivais no Japão, Cingapura, toda a Europa, Canadá e Estados Unidos.

Com apoio de nomes como Beast Boys e Primal Screen, o ADF se destacou cada vez mais no cenário da música alternativa mundial, alcançando o respeito de grande banda, após tantos anos dedicados à música. No final de 2000, Deeder decidiu deixar o ADF, depois de sete anos trabalhando pelo desenvolvimento da banda e seu reconhecimento internacional.

Em 2002, formou o Rebel Uprising, trabalhando com renomados músicos da cena inglesa como: Trevor Boucaud (aka Passion), Dennis Rootical (baixista do sound system inglês Iration Steppas. Em 2008, Deeder lançou seu primeiro álbum solo “Minority Large” no Japão (Beatnik Rec.). As participações no álbum incluem: Brendan Lynch, da Lynch Mob Productions (produtor do Primal Scream), Tony Penultimate (Ukulele Orchestra of Great Britain), The Crispy Horns Section (Zion Train), Ghetto Priest (vocalista do crew On U Sound), Clotaire K (rapper francês) entre outros.

Recentemente, Deeder começou a trabalhar com lendário produtor Adrian Sherwood, fundador do On U Sound, com participações especiais de Dr. Das, Skip McDonald e Congo Natty. Mo fyah!

http://www.deederzaman.com
http://www.myspace.com/deederzaman

__________________________________________________________________________

Contato para a imprensa:
Jornalista responsável: Luciana Mello – MTb: 26.800/SP
Luciana Mello • Reverbere Comunicação
11 2615-5587
luciana.mello@reverbere.com.br

One Response to “Memória do pataxó Galdino chega à África”

  1. Muito bom esse blog, é de grande valia essa tentativa de manter viva a memória do indio Galdino, fico feliz e ao mesmo tempo triste por saber que é preciso pessoas de fora como Deeder, Dr. Das e etc fazer o papel que deveria ser nosso, de lutar pela justiça em casos como esse.

    Por essas e outras que eu admiro demais o meu mano Deeder!

    Parabéns a todos os envolvidos!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: